Nesta etapa do desenvolvimento – dos 6 aos 10 anos – privilegiamos a promoção de diferentes competências e recursos cognitivos e emocionais.
Pretendemos valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, para proporcionar uma articulação e integração entre saberes e experiências.
As atividades curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico decorrem entre as 08h15 e as 16h05, integrando o currículo nacional e as disciplinas do currículo dos Salesianos do Estoril.
Contamos com uma equipa educativa composta por professores titulares e professores especializados, em diferentes áreas do saber, onde mediante projetos transversais as aprendizagens se tornam profundas e significativas. As disciplinas com professores especialistas são lecionadas em par pedagógico com o professor titular, assegurando uma formação de qualidade e integrada.
Optamos por um modelo educativo eclético onde a oportunidade de experimentação ocupa um papel crucial e onde as metodologias ativas, aprendizagem cooperativa e metodologia de projeto e resolução de problemas ganham lugar.
As disciplinas do currículo pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico; oferecer uma oportunidade de crescer na multiplicidade de saberes; possibilitar novas aprendizagens e descobertas; conhecer outras pessoas e ambientes; e essencialmente, formar pessoas integrais para uma sociedade transformadora.
Um projeto lúdico, educativo e criativo, com o desenvolvimento de atividades que têm por base contar diferentes histórias que envolvam temas como: emoções, relações interpessoais e a promoção do bem-estar das crianças. Este projeto tem ainda, como intenção, estreitar a relação das crianças com a leitura e a escrita, onde desenhar, jogar, brincar, experimentar e criar são o suporte para uma aprendizagem saudável e significativa.
No 1º ano de escolaridade, o Skills+ está integrado no projeto Viagem das Histórias, que visa essencialmente a promoção da consciência fonológica e a consolidação do processo de aquisição da leitura e da escrita.
No 2º ano, o projeto Skills+ visa a consolidação das competências de aquisição de leitura e escrita e ainda, a promoção de uma oportunidade de revisão e treino das mesmas, sendo um projeto complementar ao trabalho desenvolvido em sala de aula, com o docente titular.
Fortemente é um programa de intervenção universal e preventiva que se propõe estimular o desenvolvimento global da criança, promovendo aptidões cognitivas e emocionais determinantes para uma aprendizagem feliz.
O programa contempla a promoção das funções executivas, nomeadamente atenção e memória de trabalho, controlo inibitório e flexibilidade cognitiva, a par da promoção das SEL – Social Emotional and Learning (aprendizagem social e emocional), uma vez, as principais competências a desenvolver ao nível desta dimensão, serão o autoconhecimento, o autocontrole, a consciência social, o relacionamento interpessoal e a tomada de decisão responsável.
A intervenção terá como intuito capacitar os alunos com um conjunto de competências inerentes ao Saber Ser, Saber Estar e Aprender a Aprender.
“Vozes do Mar” é um coro já com algum historial na escola. Foi criado em 1993/94 pelo atual maestro, Professor António Ferreira e conta com uma presença regular nas festas da escola, concertos, ocasionalmente na TV e edição de CDs. O ingresso é feito a partir do terceiro ano de escolaridade. No início de cada ano letivo, os alunos realizam pequenos testes rítmico-melódicos nas aulas de educação musical, sob orientação dos professores Vítor Almeida e António Ferreira. Com base nesses resultados, os alunos são convidados pessoalmente para entrar no coro.
Para saber mais sobre o coro visite o site.
No Coro “Conchinhas” podem participar todos os alunos do 1.º Ciclo que pretendam ter a experiência muito enriquecedora de cantar em conjunto e é também uma forma privilegiada de preparar uma possível entrada no Vozes do Mar. É dirigido pelo professor Vítor Almeida.
O projeto desenhado para este espaço é dinamizado pelos professores e alunos do 1.º Ciclo, sendo atribuídas a cada ano, funções distintas. Para além do cuidado com a boa manutenção da horta biológica, são partilhadas boas práticas alimentares, explicadas as diferenças entre agricultura biológica e intensiva – incluindo o impacto das mesmas na nossa saúde e no ambiente, bem como outras temáticas interdisciplinares.
O projeto “Horta nas Escolas” conta com o apoio técnico da Divisão de Terras de Cascais, da CascaisAmbiente.
O início da jornada diária realiza-se com a tradição Salesiana do Bom Dia que promove, entre outras, a oportunidade de descobrir o inédito, a escuta, a interiorização e a expressão. É um momento de alegria, de oração e reflexão que nos predispõe para dar o melhor de nós em cada dia.
Turma | Professor Titular | Horário de atendimento |
---|---|---|
1.º ano A | Ana Sofia Plácido | 2.ª feira | 11h20 – 12h15 |
1.º ano B | Inês Pereira | 3.ª feira | 10h35 – 11h20 |
1.º ano C | Sofia Rosas | 3.ª feira | 10h35 – 11h20 |
1.º ano D | Sónia Vaz | 3.ª feira | 08h45 – 09h30 |
2.º ano A | Ana Félix | 4.ª feira | 10h35 – 11h20 |
2.º ano B | João Martins | 5.ª feira | 11h20 – 12h05 |
2.º ano C | Paulo Trindade | 3.ª feira | 11h20 – 12h05 |
2.º ano D | Paula Maciel | 3.ª feira | 11h20 – 12h05 |
3.º ano A | Ana Cristina Xavier | 2.ª feira | 09h30 – 10h15 |
3.º ano B | André Borbinha | 6.ª feira | 09h30 – 10h15 |
3.º ano C | Mariana Gonçalves | 4.ª feira | 10h35 – 11h20 |
3.º ano D | Sónia Ryder | 5.ª feira | 11h20 – 12h05 |
4.º ano A | Margarida Brito | 6.ª feira | 11h20 – 12h05 |
4.º ano B | Lisa Urbano | 2.ª feira | 11h20 – 12h05 |
4.º ano C | Sara Oliveira | 3.ª feira | 09h30 – 10h15 |
4.º ano D | Ana Cristina Reis | 4.ª feira | 11h20 – 12h05 |