

Nos Salesianos do Estoril, ser escola é mais do que educar, é guiar e proporcionar experiências construtoras do futuro dos alunos, dos “honestos cidadãos” de D. Bosco.
É neste contexto de, e no âmbito da disciplina de Cidadania do 11.ºB1, que surge o projeto “Conversas com o Futuro”. Como o próprio nome deixa transparecer, a iniciativa tinha como objetivo a criação de um espaço de partilha, de “pontes” entre pessoas com vidas que tanto as distanciam umas das outras, não só temporalmente mas nas diversas dimensões da pessoa: uma jornalista – Mafalda Anjos -, um jovem engenheiro – Gonçalo Marques -, um experiente economista – Alexandre Sobral Torres – e um grupo de alunos do 11.º ano no limiar da vida adulta.
Neste encontro foram feitos paralelos entre as experiências de vida dos três convidados, com foco na adolescência e início de vida adulta, tendo sido em simultâneo exploradas diversas inquietações, trabalhadas pelos alunos ao longo do ano letivo, transversais à sua geração, relativas à carreira, aos sonhos e desilusões, às expectativas pessoais e do mundo.
São os encontros como as “Conversas com o Futuro” que nos fazem ir ao encontro de nós mesmos, que nos elucidam sobre a vida e nos dão ferramentas para construirmos o nosso próprio caminho.