Ensino Básico

3.º Ciclo

> 3.º Ciclo

Nos Salesianos do Estoril, a matriz curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico (alunos dos 11/12 anos aos 14/15 anos) integra as componentes do currículo nacional, definido pelo Ministério da Educação e Ciência, em articulação com as disciplinas de complemento à educação artística.

A matriz curricular é constituída por várias disciplinas e áreas de estudo (Português, Línguas Estrangeiras, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Expressões e Tecnologias e Educação Moral e Religiosa Católica). Além das disciplinas obrigatórias, destacamos a seguinte oferta curricular:

  • Língua Estrangeira II Francês ou Espanhol
  • Música (7.º ano) e Teatro (8.º ano)em articulação semestral com a disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
  • Oficina dos SaberesPortuguês, Inglês e Matemática (recuperação e consolidação de aprendizagens

Todas as disciplinas pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, proporcionando a integração e articulação de experiências e saberes de áreas distintas.

As aprendizagens

As atividades curriculares do 3.º CEB decorrem de 2.ª a 6.ª feira, das 8h15 às 17h10.

De acordo com a Proposta Educativa da Escola Salesiana e com o nosso Projeto Educativo Pastoral, as atividades das diferentes disciplinas acontecem em simultâneo e em articulação com um conjunto de experiências de construção de conhecimento e crescimento pessoal, assentes na missão, visão, princípios e valores salesianos, cientes de que integramos uma plataforma de evangelização que “educa evangelizando e evangeliza educando”.

Tendo como principal objetivo a formação e educação de “honestos cidadãos e bons cristãos”, os nossos jovens têm, no 3.º ciclo, possibilidades várias de desenvolvimento das competências que devem distinguir um aluno salesiano, que se pretende alegre, autónomo, comprometido, crítico, criativo, empreendedor, responsável e solidário.

Ambientes de aprendizagem

Numa fase tão importante do desenvolvimento dos jovens, na continuidade das conexões horizontais estabelecidas com os ciclos e anos precedentes, os alunos do 3.º ciclo são o centro de uma aprendizagem de natureza social, onde não se descuram as emoções, bem como o reconhecimento das diferenças individuais.

Optamos por um modelo educativo que assenta na avaliação para as aprendizagens, com ênfase no feedback descritivo, que, a qualquer momento, permite e potencia a recuperação e consolidação das aprendizagens.

Horário de Atendimento

sujeito a marcação prévia

Diretores de Turma

Turma Diretor de Turma Horário de atendimento
7.º A Paulo Monho 5ª feira | 11h10 – 11h55
7.º B Ilidio Pires 2.ª feira | 11h55 – 12h40
7.º C Susana Garcia 3.ª feira | 10h10 – 10h55
7.º D José Gonçalves 3.ª feira | 14h00 – 14h45
7.º E Miguel Reinaldo 3ª feira | 10h10 – 10h55
7.º F Susana Afonso Dias 5ª feira | 11h55 – 12h40
7.º G Susana Oliveira 6.ª feira | 11h45 – 12h30
8.º A Sónia Fernandes 4.ª feira | 08h15 – 09h05
8.º B Catarina Fonseca 3ª feira | 10h10 – 10h55
8.º C José Alves 6.ª feira | 10h55 – 11h40
8.º D Idália Oliveira 5.ª feira | 12h40 – 13h25
8.º E Inês Assunção 6.ª feira | 08h15 – 09h05
8.º F Catarina Duarte 4.ª feira | 10h10 – 10h55
8.º G Sónia Fernandes 3.ª feira | 11h55 – 12h40
9.º A Helena Spínola 3.ª feira | 11h55 – 12h40
9.º B Inês Damião 2.ªfeira | 12h00 – 12h45
9.º C Maria Isabel Carrilho 5.ª feira | 16h30 – 17h15
9.º D Ilda Duarte 5.ª feira |09h00 – 09h45
9.º E Isabel Loureiro 4.ª feira | 10h55 – 11h40
9.º F Susana Maia 5.ª feira | 09h15 – 10h00