Academia do Conhecimento

Programação e Robótica

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A Programação e Robótica são atividades lúdicas e desafiadoras que unem a teoria e a prática. Este tipo de atividades favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas: Matemática, Ciência, Tecnologia e Engenharias.

Através de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e/ou a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos são desafiados a solucionarem diversos problemas do dia a dia, desenvolvendo os seus protótipos iniciais e produtos finais, representativos da solução procurada. Os alunos trabalham em equipas partilhando ideias entre si, através de brainstormings e resolvendo os problemas de forma colaborativa.

Os alunos são levados a adquirir as competências do século XXI, tais como, o desenvolvimento da literacia digital, desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade e desenvolvimento da comunicação e colaboração.

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • Capacitar os alunos em diversas linguagens de programação;
  • Gerar ideias e planificar a construção de protótipos;

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Desafios baseados em problemas reais;
  • Respostas aos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);

PROJETOS TECNOLÓGICOS

  • Criar soluções tecnológicas;
  • Testar e corrigir erros;
  • Apresentar soluções criadas;

Os alunos desenvolverão conhecimentos na área da programação e criação de robots autónomos, através da programação de microcontroladores e da exploração de sensores utilizados em robótica. Para além disso, terão contacto com a tecnologia de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, utilizando ferramentas, tais como, o App Inventor.

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