O grande objetivo da nossa ação é garantir uma educação integral. A educação é o instrumento que configura decisivamente a nossa forma de entender o mundo e as nossas decisões.
A educação é um caminho idóneo para abrir perspetivas vitais. É um processo de crescimento.
Cada criança, cada adolescente, representa um objetivo absoluto, pelo que tudo na escola se conjuga em função da sua pessoa, das suas necessidades e do seu desenvolvimento. Todo o processo educativo vai procurando fazer do jovem o protagonista e o responsável do seu processo educativo. A pedagogia salesiana proporciona estratégias reflexivas, interpela e favorece espaços de vivência interior, que ajudam a construir o hábito de pensar quem sou e para quem sou.
Pretendemos, assim, ajudar a desenvolver crianças e jovens que descubram o sentido da sua própria vida e que possam estar ao serviço da comunidade, tendo como quadro de referência um perfil de pessoa que todos possam partilhar potenciando a sua singularidade.
Acredita que ser autónoma, confiante e ter iniciativa, são fundamentos essenciais para o desenvolvimento pessoal. Vive e transmite, com um estilo original de vida e de ação, o espírito salesiano.
Assume uma postura crítica da realidade, construindo posições esclarecidas e bem fundamentadas, colocando no centro a defesa dos direitos humanos, nomeadamente dos menores.
Defende uma postura de escuta ativa, de capacidade de expressão e de adequação, como sendo útil para o enriquecimento pessoal. Exercita-se no diálogo em função do contexto, encarando as situações com uma atitude preventiva em vez de uma atitude reativa.
Crê que através de uma postura ponderada, mas determinada, é possível desenvolver o espírito de cooperação, numa dinâmica de entreajuda, diversidade e mudança. Insere-se na Comunidade sabendo ocupar o seu lugar, quer quando é solicitado a colaborar, quer quando pode contribuir de forma específica como protagonista.
Orienta a sua ação no sentido do respeito pelo outro, comprometendo-se na defesa de valores comuns.
Tem predileção pelos jovens, particularmente pelos mais vulneráveis. Serve a Comunidade implicando-se na construção da comunhão, grata pela educação recebida.
Na procura do sentido da vida, defende o primado da caridade no exercício livre da autodeterminação e da responsabilidade social.
Vive com alegria e otimismo, amizade e confiança, acreditando nos recursos da pessoa, recusando lamentar-se e disponibilizando-se para o serviço aos outros.
Tem espírito de iniciativa e avança com coragem, sempre que se trate do bem, nomeadamente da juventude, agindo com criatividade e equilíbrio, avaliando a própria ação.
Valoriza uma atitude de liderança empreendedora, determinada e audaz na resposta a desafios, porque a considera essencial na persecução dos objetivos da “casa comum”.
Acredita que as diferenças de pensamento e de ação são importantes no desenvolvimento e na transformação do mundo.
Cultiva o sentido da realidade, atenta aos sinais dos tempos, deixando-se interpelar pelos momentos e pelos lugares.