Os nossos princípios de aprendizagem

Pedagogia do Coração

> Pedagogia do Coração

Propomos um conjunto de princípios que orientam a nossa ação educativa e que, seguindo o Sistema Preventivo Salesiano, nos ajudam a levar à prática a melhor forma de ajudar as crianças e os jovens a descobrir o melhor de si mesmos, mediante uma educação de elevada qualidade.

São princípios que resultam da investigação à natureza da aprendizagem, tendo em conta as perspetivas das ciências da educação, da psicologia, das neurociências, que confluem com a nossa tradição educativa, e as suas implicações nos ambientes de aprendizagem.

As crianças e jovens no centro de aprendizagem como protagonistas

Assumimos as crianças e os jovens como protagonistas desenvolvendo neles um compromisso ativo e a compreensão da sua própria identidade enquanto cidadãos.

Estando os alunos no centro da aprendizagem, as atividades orientam-se para o seu desenvolvimento integral.

Uma educação «com» e «para» a comunidade

A nossa ação educativa é mais eficaz mediante uma relação colaborativa entre os educadores, os educadores e os alunos, a escola e as famílias, a escola e a sociedade, numa pedagogia ao serviço do bem comum.

As emoções são essenciais para a aprendizagem

A aprendizagem resulta da inter-relação entre emoções e a cognição. Os educadores valorizam as motivações e os conhecimentos prévios dos alunos, promovendo aprendizagens significativas.

Respeito pelas diferenças individuais: o valor da proximidade

Valorizamos as diferenças individuais colocando-as ao serviço de metas comuns e promovendo a aproximação da nossa proposta educativa ao projeto de vida de cada um dos nossos alunos.

A familiaridade e a proximidade entre todos os intervenientes da comunidade são características da nossa pedagogia e o “nosso pátio” adquire uma importância central na dinâmica da nossa comunidade.

Avaliação para a aprendizagem

Assumimos a avaliação como um instrumento de diferenciação pedagógica e melhoria continua das aprendizagens.

A avaliação para a aprendizagem mediante processos, informais e formais de feedback, avaliação interpares e autoavaliação, permite identificar opções e itinerários de aprendizagem e desenvolvimento conducentes ao alcance do máximo potencial de cada um dos nossos alunos.

Flexibilidade

Num contexto volátil, incerto, complexo e ambíguo assumimo-nos adaptáveis e flexíveis, atentos e proativos mediante as transformações tecnológicas e sociais.

Apostamos, por isso, em ritmos diferenciados, em espaços e tempos flexíveis.

Inclusão

Somos uma escola que forma para a qualidade das relações, promovendo o diálogo e a integração, a proximidade e a inclusão.

Os nossos ambientes de aprendizagem desenham programas que envolvem trabalho exigente e desafiante para todos.

Aprendizagens de profundidade – Conexões entre os saberes

Os nossos educadores exploram formas diversificadas de explorar o envolvimento dos alunos, encorajando-os a pensar de forma critica e criativa, tornado as aprendizagens individualizadas geradoras de conhecimento. Os nossos alunos têm oportunidade de exercitar investigações interdisciplinares e colaborativas voltadas essencialmente para a resolução de problemas sociais.

A tecnologia

Assumimos a tecnologia como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem mediante a capacitação de educadores e incrementando soluções educativas tecnologicamente apoiadas, nos diferentes espaços de aprendizagem, alinhadas aos propósitos definidos pela nossa Proposta Educativa.